E-folio A

1. Jean William Fritz Piaget, nasceu na cidade Suíça de Neuchatel, em 9 de Agosto de 1986 e faleceu em Genebra em 16 de Setembro de 1980, com 84 anos. Foi um epistemólogo considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo. Estudou inicialmente biologia na Suíça, e posteriormente dedicou-se à área de Psicologia e Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de genebra de 1929 a 1954, tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. As teorias de Jean Piaget, tentam explicar-nos como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. A Epistemologia Genética, foi o nome dado à sua ciência, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas através de experiências, comprovou as suas teses. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente no seu objectivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos. Exponho aqui algumas ideias centrais da sua teoria: 1 - A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam; 2 - Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interacção entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, está relacionada com a complexidade desta interacção do indivíduo com o meio; 3 - “Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. A sua teoria mostra-nos que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo; 4 - O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”; 5 - A importância de se definir os períodos de desenvolvimento da inteligência reside no facto de que, em cada um, o indivíduo adquire novos conhecimentos ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade. A compreensão deste processo é fundamental para que os professores possam também compreender com quem estão trabalhando.
Em conclusão, a obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didáctica específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Ele mostra-nos que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.
2.
PLANIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO
  1. Tema da Sessão
IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO

  1. Destinatários
Técnicas de Educação e Auxiliares
  1. Duração total da Formação
7 horas
  1. Objectivos
1) Chamar a atenção dos formandos para a importância da Psicologia do Desenvolvimento na educação da criança;
2) Possibilitar a compreensão das etapas marcantes da infância e adolescência como momentos chave na estruturação da personalidade;
3) Explicitar os principais factores de desenvolvimento;
4) Capacidade para resolver situações/problema de crianças com necessidades educativas distintas;
5) Contribuir para o conhecimento e aplicação de métodos e técnicas indispensáveis ao acompanhamento de crianças.

  1. Recursos
Para esta formação será necessária uma sala equipada com:
- Painéis para afixação de desenhos e outros documentos ilustrativos;
- Computador Portátil;
- Retroprojector;
- Ecrã de projecção de parede.


  1. Metodologia Trabalho
As metodologias a utilizar centram-se essencialmente nas seguintes vertentes:
- Pesquisa de informação;
- Tratamento e organização da informação;
- Análise e discussão de textos / notícias;
- Visionamento de filmes / diapositivos;
- Método expositivo/interrogativo
- Reflexão e debate

  1. Sequência de ideias (Guião)
1) Começaria a formação dando o conceito de “desenvolvimento humano” e as suas várias teorias, como a psicanalítica, behavorista, cognitivista e humanista, bem como a influência do meio e da hereditariedade.

2) De seguida falaria das Fases do Desenvolvimento: Infância, Adolescência e Jovem adulto.
- Nas diferentes fases do desenvolvimento vou transmitir o que é o desenvolvimento cognitivo por Jean Piaget;
- O desenvolvimento psicossocial, defendido por Erikson;
- A importância do período pré-escolar e o período escolar, como sendo consideradas as etapas fundamentais para o desenvolvimento humano pelas aquisições cognitivas e sociais, segundo Piaget, Freud e Erikson;
- A importância da adolescência que implica um processo evolutivo ao longo dos três estados de maturação: a nível orgânico, psicológico e social;
- Abordar o tema da puberdade que marca o início da adolescência, a descoberta da identidade, a decisão vocacional e a integração social.

Em conclusão, com esta formação pretende-se apetrechar os formandos com os conhecimentos e competências que lhes permitam a compreensão do desenvolvimento da criança e do adolescente. Pretende-se ainda contribuir para a aquisição de conhecimentos que permitam optimizar a compreensão da criança e do jovem assim como dotar os formandos das formas de actuação mais eficazes para a resolução de situações problemáticas e de conflito.
Torna-se por isso importante abordar as várias teorias de vários autores tendo como denominador comum a interpretação das etapas ou estádios de desenvolvimento.

  1. Bibliografia e Webgrafia:
Tavares, J.et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto Editora